Mulher Virtuosa

Abigail Uma Mulher Virtuosa



Texto base: 1 Samuel 25

Provérbios (19:23)

“o temor do Senhor conduz a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e
 mal nenhum o visitará” ARA.

Abigail sem duvida é um exemplo de mulher virtuosa, ela por ser
 temente ao Senhor sabia como agir frente a situações, ela não
 tomava decisões precipitadas, não agia por impulso, mas era
 sensata. “e fundiu-lhe quatro argolas de ouro nos seus quatro cantos, duas argolas num lado e duas no outro” (1 Samuel 25/3)

O texto descreve Abigail como uma mulher virtuosa, tomando sobre
si a culpa de seu marido Nabal. “e, prostrada a seus pés, lhe disse: Ah,
 Senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus
ouvidos, e ouve as palavras da tua serva” (1 Samuel 25:24)

 Evitando um grande mal que já estava determinado contra seu esposo e sua casa. Nabal seu marido, homem de “coração duro”, não aceitou as saudações de Davi, este que ficou indignado com a ofensa que passara. Juntou, pois Davi quatrocentos homens para pelejar contra Nabal e sua casa. Porem, logo que soube, Abigail saiu ao seu encontro,humilhando-se diante de Davi, com rosto sobre terra. “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, desceu do jumento e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, inclinando-se à terra”  (1 Samuel 25:23)

 Ela não tomou atitudes precipitadas, mas obteve resultado do que poderia ser uma grande tragédia. Deus é mesmo maravilhoso, usou Abigail de modo surpreendente evitando um mal que já estava
 para acontecer. Mas, por que será que nos dias atuais não vemos mulheres usadas como foi Abigail? Será que Deus não quer te usar ou você age insensatamente não dando oportunidade para o Senhor te usar? Querida irmã eu te falo que Deus sempre te amou. “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido” (Isaias 53:4)

 E Ele quer te usar grandiosamente, para restaurar teu casamento, para edificar o teu lar, mas o problema de muitas mulheres hoje é tomar decisões por conta própria. Ora se vai a uma loja, faz compras e o marido não sabe, deixando-o sempre por ultimo, a saber, de algo que diz respeito aos dois. Passando por dificuldades prefere contar à “vizinha” ao próprio cônjuge o que dificulta o dialogo do casal. O
 casamento esta uma benção, mas precipitam-se os lábios a dizer: ele tá demorando, deve estar me traindo eu tenho certeza. Se o marido deseja boa noite, ela logo responde: já tirou a toalha de cima da cama?
Contudo a falta de oração e comunhão com Deus faz com que não só as atitudes, mas os lábios tornem-se insensatos. “Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus” (Tiago 3:9)

 Abigail era mulher de oração. “e, prostrada a seus pés, lhe disse: Ah, senhor meu, minha seja a iniqüidade! Deixa a tua serva falar aos teus ouvidos, e ouve as palavras da tua serva” (1 Samuel 25:24)

Ela sabia como agir e em momento oportuno ainda que Nabal tivesse o coração duro, ela buscava pelo o bem do marido. “Guímel. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida” (provérbios 31:12)

Seja como Abigail, uma mulher sensata, humilde e de oração para edificar o seu casamento. Edifique seu lar. “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos”

(prevérbios 14:1)

 E seja uma mulher virtuosa em Cristo Jesus. Que o poder de Deus esteja sobre a tua vida em nome de Jesus e até o próximo estudo, sobre Abigail uma mulher virtuosa.

 
 

ABIGAIL MULHER VIRTUOSA

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Texto base: 1ª Samuel 25/2ª parte Provérbios (30:29) “muitas mulheres procedem virtuosamente, mas
 tu a todas sobrepujas” ARA.

 Neste segundo estudo sobre, “Abigail uma mulher virtuosa”, vamos

 aprender algumas características que a levam a ser uma mulher “totalmente” virtuosa. No versículo em destaque podemos observar que existem “MUITAS MULHERS” de proceder virtuoso e ainda nos revela” UMA” mulher que sobrepuja a todas.

Se algum homem se levantar para te perseguir e buscar a tua vida, então, a tua vida será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus; porem a vida de teus inimigos, este arrojara como se atirasse da cavidade de uma  funda (v29). Nesse versículo observamos claramente uma “profecia”, que foi dita pela própria Abigail, profecia esta que terá um grande desfecho. Trazendo essa passagem profética para o mundo atual é notável ver-se “muitas” mulheres proféticas e que se intitulam de cristãs, profetizando desgraça para o casamento, o desemprego para o marido, profetizando que o filho não vai sair das drogas, que a situação financeira tá ruim e vai piorar. Vejamos bem tamanha gravidade, pois a boca tem poder para vida e para morte, se professamos um casamento destruído, não pode ser diferente em 2ª Pedro (2:19b) esta escrito, “ pois aquele que é vencido fica escravo do vencedor”, esta palavra diz que se formos vencidos pelas más palavras que em nada edificam, escravos somos. Abigail, no entanto acha-se prudente (v33a)
“bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma”. O que esta faltando?

Em 1ª João (1:9) “se confessarmos os nossos pecados ele é fiel e justo para nos perdoa os pecados e nos purificar de toda injustiça”, esta faltando se humilhar nos pés do Senhor e dizer qual a minha falha, para que meus lábios sejam proféticos. Outra característica de uma mulher virtuosa é “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita ira”, Provérbios (15:1). Apaziguando a Davi, impedindo-o de uma grande confusão, que resultaria em morte, Abigail volta para casa, mas Nabal seu marido encontra-se embriagado (V36), mas nada lhe disse do sucedido, esperou, pois o amanhecer e lhe contou tudo (v37b).

Todavia, muitas mulheres não estão agindo com os lábios moderados, Provérbios (10:19), em muitos exemplos a mulher é a própria dor de cabeça para o marido; analisemos porem a seguinte situação: o marido chega em casa, ele por sua vez esta desempregado e sua mulher o conforta a dizer; a despensa esta vazia, chegamos ao fim. O marido esta
chateado com algo, mas ela o irrita mais, acha que é a “espiritual” e por que o marido se chateia, ela piora tudo abrindo uma “brecha” para uma discussão. Abigail pensou diferente, fez diferente, ela percebeu que seu marido Nabal estava com problemas e esperou o momento certo para lhe contar o sucedido. Seja otimista, não esconda a visão da realidade, mas seja boca de Deus na tua casa. A profecia proferida pela boca de Abigail foi cumprida, de maneira que o Senhor a exaltou poderosamente (v39a). Abigail, profetizou, determinou e agiu prudentemente, e eu determino a vitória em sua vida, a restauração conjugal em nome de JESUS TOME POSSO DESTA PALAVRA.

Uma Visão Virtuosa

Texto Base: Lucas (24: 16-31)

“Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-te que lhe abra os olhos para que veja” (2ª Reis6:17ª)

O versículo em destaque é parte integrante da ação de Eliseu na guerra contra os Sírios, no momento em que o profeta ora ao Senhor, pedindo que sejam abertos os olhos da fé do moço que lhe era auxiliar. Muitas vezes somos surpreendidos por alguma poeira ou cisco que faz doer os nossos olhos impedindo assim de termos olhos saudáveis; porem os olhos físicos podem até adoecer, mas os olhos espirituais não. O texto base que se encontra em Lucas (capitulo24), nos traz uma importante lição; caminhar com os olhos no Senhor Jesus para não padecermos em meio às lutas.
Hoje é comum ver muitas mulheres cristãs agindo como se a própria visão estivesse com cegueira ou esta? No versículo (16 de Lucas), deixa claro que os próprios discípulos não reconheceram o Senhor Jesus e preocupavam-se em conversar sobre os (últimos acontecimentos v 18), estando assim com o coração longe do Senhor e com isto dando lugar a cegueira espiritual.
Como mulher eu não posso me esquecer de que meus lábios têm poder e que o meu esposo precisa da minha total atenção.
– É ultimo capitulo da novela amor, acho que não podemos ir à casa da sua mão hoje. – Roupa pra lavar, almoço pra fazer, eu não tenho tempo de conversar amor, depois a gente se fala. Essas entre outras situações acontecem ”normalmente” no meio dos casais. “Então, se lhe abriram os olhos, e o
 reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles (v31)”. Quando os discípulos “abriram os olhos” o Senhor Jesus não se encontrava no meio deles, infelizmente já era tarde. Não deixe ficar tarde, não permita que sua visão seja atingida pela cegueira espiritual; reconheça o “valor” do seu marido, permanecendo com um olhar virtuoso para enxergar o imenso valor que tem o seu companheiro.
Uma visão virtuosa é isso que devemos ter; visão para reconhecer as nossas falhas e valorizar o próprio esposo que o Senhor nos deu, sabendo que ele representa a Cristo e nós mulheres a igreja. Preze o dialogo e o reconhecimento de um esposo bondoso, homem integro e se você esta na luta para conquistar o seu marido parao Senhor, profetize.

Que Deus nos abençoe com sabedoria e uma visão virtuosa, para reconhecermos aquele que é nosso amigo e companheiro.

Agradando ao Esposo e Desagradando a Deus

Texto Base: Salmos (53:23)

“O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus”. ARA

É com esse versículo que inicio um pequeno estudo sobre como uma mulher virtuosa deve agir no seu intimo, indo a busca de louvor oferecendo sacrifício agradável a Deus. No entanto também agradando ao esposo, que é o sempre companheiro por todos os momentos, não importam quais.
Quero enaltecer aqui uma passagem bíblia muito conhecida e que nós traz muitas revelações. Atos (5:1-2) “Entretanto, certo homem, chamado Ananias, com sua mulher Safira, vendeu uma propriedade, mas em acordo com sua mulher, reteve parte do preço e, levando o restante depositou-o aos pés dos apóstolos”.
Fica claro nessa passagem que, Safira mesmo conhecendo ao Senhor, CONCORDOU com o erro do marido e o resultado dessa infidelidade foi à morte do casal (v5 – 10). Tudo poderia ter sido diferente, mas optaram por subterfúgios, e aquele que serve verdadeiramente ao Senhor, não busca facilidades, antes sabe que Ele é Senhor e suprirá todas as nossas necessidades. O exemplo deixa obvia que como mulheres, devemos sempre estar em comunhão com o Senhor e com isso venhamos preparar o caminho que conduz a nossa casa a salvação. Contudo Safira preferiu agradar ao marido, mas desagradar a Deus. Enquanto mulheres, somos edificadoras de nosso lar, temos então a virtude de poder cuidar não somente de nós mesmas, mas também da comunhão entre o nosso marido e o Senhor Jesus.
É através de nós que deve vir à bondade em momento de irá, a calma em momento de discussões, Provérbios (31:26) “ Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua”,pois quem disse que entre casais cristãos não se encontra aflições?
1 Coríntios (7:28b) “ Todavia os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos”. Mas em decisões devemos sempre buscar em primeiro ao Senhor e depois entrar em conversar, para que aja mutuo consentimento. Em suma, a mulher esta como corpo e o homem como cabeça, e se o corpo esta fraco, ou mesmo toma decisões precipitadas, na tentativa frustrada de agradar ao cônjuge, desagradando a Deus, a cabeça também será atingida.
Como prioridade em um relacionamento, também esta a santificação; 1 Coríntios (7:14ª) “ Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido”. O nosso texto base deixa-nos uma importante lição, em que devemos oferecer uma oferta de ações de graças e ainda preparar o caminho. Enquanto preparar o caminho, não apenas o nosso encontro com Deus, mas levar o nosso esposo junto seja em oração ou mesmo em jejum. Porem cabe-nos uma pergunta aqui: O que tenho oferecido ao meu esposo, instrução de sabedoria ou palavras insensatas? Por conseqüente, devemos estar sempre em sintonia com a voz do Senhor, para que ouvindo ou mesmo prestes a cair em tentação de desagradar ao Senhor e também ao nosso esposo, nos cheguemos com confiança e sabedoria para retroceder de um erro, sabendo que Ele é fiel e justo a nos perdoar, 1 João( 1:9)
.Essa é a minha oração, que sejamos sóbrias em agradar primeiramente ao Senhor e em tudo reconciliar a palavra da fé com aquele que também devemos agradar, de maneira que o conduzamos a vida eterna, para a qual também marchemos.

Deus te abençoe sempre em nome de Jesus.

Responses

  1. Muito bom!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: